segunda-feira, 29 de abril de 2013

Art nouveau

Art Nouveau: Estilo influenciou as artes gráficas e a arquitetura.

O art nouveau (arte nova) foi um movimento que surgiu na Europa, entre 1890 e 1910. Essencialmente decorativo voltado ao design e à arquitetura, influenciou também o universo das artes plásticas. Recebeu nomes diferentes nos diversos países onde se manifestou: style nouille (estilo macarrônico) na França; style coup de fouet (estilo golpe de chicote) na Bélgica; modern style (estilo moderno) na Inglaterra; jugendstil (estilo da juventude) na Alemanha; style liberty (estilo livre) na Itália.

O art noveau preocupava-se com a originalidade da forma, tinha relação direta com a
Segunda Revolução Industrial e com a exploração de novos materiais, como o ferro e o vidro (principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética), e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida, que teve grande influência nos cartazes, como no exemplo abaixo:



Este é o rótulo de uma loção que expressa bem a ideia do art nouveau, que destaca o valor ornamental de linhas de origem floral, determinando formas delicadas, sinuosas, ondulantes e sempre assimétricas.

Diferente de outros movimentos de vanguarda do início do século 20, que se iniciaram na pintura, o art nouveau não foi dominado pelas artes plásticas. Mesmo os pintores mais estreitamente relacionados com o estilo,
Toulouse-Lautrec, Pierre Bonnard e Gustav Klimt, por exemplo, criaram cartazes e objetos de decoração.

                                                                       Gustav Klimt

                                                                 Toulouse-Lautrec



Ainda assim, na pintura, o estilo esteve relativamente presente nas obras de Vassili Kandinsky e Franz Marc, alcançando seu período de sucesso entre as duas últimas décadas do século 19 e as duas primeiras do século 20, quando é substituído, gradativamente, pelo estilo art déco e, em seguida, definitivamente abandonado.



 



O art nouveau na arquitetura
O art nouveau surgiu como uma tendência arquitetônica inovadora do fim do século 19: um estilo floreado, em que se destacam as formas orgânicas inspiradas em folhagens, flores, cisnes, labaredas e outros elementos.

Os edifícios apresentam linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas. Mosaicos e mistura de materiais caracterizam muitas obras arquitetônicas, como as de Antoni Gaudí, expoente do movimento na Espanha. Com cacos de vidro e ladrilhos, ele decora construções como o Parque Güell e a Casa Milá, em Barcelona. A Catedral da Sagrada Família é outra obra sua de destaque.






 O art nouveau no Brasil O estilo do art nouveau chegou ao Brasil nos primeiros anos da República, com o nome de arte floreal, e, como na Europa, exerceu forte influência na arquitetura e nas artes gráficas.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Atividade 01- ARTE Impressionismo





Segunda-feira, 24 de Março de 2014.
Impressionista e Pós-Impressionista


1. (UFSM-PEIES/2011 – português) Para responder à questão, observe atentamente a imagem e considere também os dados que a seguem.

A Noite Estrelada / Vincent van Gogh (1889) / Óleo sobre tela, 73,7 X 92,1 cm / Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - EUA - Gênios da Arte. Van Gogh. São Paulo: Girassol, 2007.

Analise as afirmativas feitas a partir da obra de Van Gogh. Em qual dessas afirmativas a oração adjetiva expressa um comentário INCOERENTE?

a) A Noite Estrelada integra o acervo do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (EUA), onde os frequentadores podem apreciar a obra de Van Gogh.
b) O azul, empregado para representar a noite, contrasta com o amarelo da lua e das estrelas, criando um efeito interessante, o qual ratifica o título da obra.
c) Na obra do pintor holandês, na qual se destacam os astros celestes, observa-se uma distribuição assimétrica do espaço ocupado pelo céu e pela terra.
d) O cipreste, que é o elemento temático central da tela, aparece representado em primeiro plano, à esquerda, agigantando-se em direção ao céu.
e) Na tela, o céu domina o espaço urbano, espaço esse que está representado predominantemente no canto inferior direito.


2. (ENEM/2000) As histórias em quadrinhos, por vezes, utilizam animais como personagens e a eles atribuem comportamento humano. O gato Garfield é exemplo desse fato.

Van Gogh, pintor holandês nascido em 1853, é um dos principais nomes da pintura mundial. É dele o quadro abaixo.


VAN GOGH - Autorretrato de orelha cortada

 Fonte: Caderno Vida e Arte, Jornal do Povo, Fortaleza

O 3º quadrinho sugere que Garfield:

(A) desconhece tudo sobre arte, por isso faz a sugestão.
(B) acredita que todo pintor deve fazer algo diferente.
(C) defende que para ser pintor a pessoa tem de sofrer.
(D) conhece a história de um pintor famoso e faz uso da ironia.
(E) acredita que seu dono tenha tendência artística e, por isso, faz a sugestão.


3. (UFSM-PEIES/2011 – história) As duas imagens são representativas de um dos ícones de uma época. A pintura impressionista de Monet, ao dar ênfase na luz e no movimento, inventa a plasticidade da locomotiva envolta na fumaça do progresso vencendo as brumas do caminho rumo à conquista da cidade. Na imagem da locomotiva da estrada de ferro Madeira-Mamoré, a natureza da floresta recobre o símbolo do progresso que invadiu a região amazônica.


Gare ST. - Lazare - Claude Monet   http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/08/madeira-mamore2.jpg
http:/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fb/Claude_Monet_004.jpg

Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das alternativas a respeito das características dos contextos históricos a que remetem essas duas imagens.

( ) Crença na vitória da razão científica sobre o obscurantismo, com o desaparecimento das nuvens da escuridão para dar lugar ao predomínio da crença na luz do progresso humano simbolizado pela locomotiva e sua fumaça entrando na cidade iluminada pela luz elétrica.
( ) Desenvolvimento de novos inventos e inovações tecnológicas, como a locomotiva, a luz elétrica, o telégrafo, a pilha e o navio a vapor, que contribuíram para consolidar o poder da burguesia industrial e reforçar a dominação imperialista das potências industriais europeias sobre os mundos americano, africano e asiático.
( ) Expansão e interiorização das ferrovias na América, África e Ásia, para integrar os mercados produtores aos consumidores, transportar as matérias-primas e os alimentos a fim de atender às demandas dos mercados, de acordo com as necessidades e os interesses das potências imperialistas.
( ) Emergência de novos centros econômicos no interior da Amazônia voltados para a extração da borracha no território do Acre recém-incorporado ao Brasil, reforçando o dinamismo e a euforia criados pelo aumento da demanda extrativista da região Norte, efêmera concorrente para a economia cafeeira do Sudeste.

A sequência correta é

a) V - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - V - V - V.
d) F - F - V - F.
e) V - V - F - V.


4. (ENEM/2009)


Em busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. Observadores atentos da natureza, esses artistas passaram a

a) retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar nos objetos.
b) usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definiam as imagens e as cores do objeto representado.
c) retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas.
d) usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.
e) usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento.




Gabarito: 1D, 2D, 3C, 4D