segunda-feira, 1 de abril de 2013

Atividade 01- ARTE Impressionismo





Segunda-feira, 24 de Março de 2014.
Impressionista e Pós-Impressionista


1. (UFSM-PEIES/2011 – português) Para responder à questão, observe atentamente a imagem e considere também os dados que a seguem.

A Noite Estrelada / Vincent van Gogh (1889) / Óleo sobre tela, 73,7 X 92,1 cm / Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - EUA - Gênios da Arte. Van Gogh. São Paulo: Girassol, 2007.

Analise as afirmativas feitas a partir da obra de Van Gogh. Em qual dessas afirmativas a oração adjetiva expressa um comentário INCOERENTE?

a) A Noite Estrelada integra o acervo do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (EUA), onde os frequentadores podem apreciar a obra de Van Gogh.
b) O azul, empregado para representar a noite, contrasta com o amarelo da lua e das estrelas, criando um efeito interessante, o qual ratifica o título da obra.
c) Na obra do pintor holandês, na qual se destacam os astros celestes, observa-se uma distribuição assimétrica do espaço ocupado pelo céu e pela terra.
d) O cipreste, que é o elemento temático central da tela, aparece representado em primeiro plano, à esquerda, agigantando-se em direção ao céu.
e) Na tela, o céu domina o espaço urbano, espaço esse que está representado predominantemente no canto inferior direito.


2. (ENEM/2000) As histórias em quadrinhos, por vezes, utilizam animais como personagens e a eles atribuem comportamento humano. O gato Garfield é exemplo desse fato.

Van Gogh, pintor holandês nascido em 1853, é um dos principais nomes da pintura mundial. É dele o quadro abaixo.


VAN GOGH - Autorretrato de orelha cortada

 Fonte: Caderno Vida e Arte, Jornal do Povo, Fortaleza

O 3º quadrinho sugere que Garfield:

(A) desconhece tudo sobre arte, por isso faz a sugestão.
(B) acredita que todo pintor deve fazer algo diferente.
(C) defende que para ser pintor a pessoa tem de sofrer.
(D) conhece a história de um pintor famoso e faz uso da ironia.
(E) acredita que seu dono tenha tendência artística e, por isso, faz a sugestão.


3. (UFSM-PEIES/2011 – história) As duas imagens são representativas de um dos ícones de uma época. A pintura impressionista de Monet, ao dar ênfase na luz e no movimento, inventa a plasticidade da locomotiva envolta na fumaça do progresso vencendo as brumas do caminho rumo à conquista da cidade. Na imagem da locomotiva da estrada de ferro Madeira-Mamoré, a natureza da floresta recobre o símbolo do progresso que invadiu a região amazônica.


Gare ST. - Lazare - Claude Monet   http://static.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/08/madeira-mamore2.jpg
http:/upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fb/Claude_Monet_004.jpg

Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das alternativas a respeito das características dos contextos históricos a que remetem essas duas imagens.

( ) Crença na vitória da razão científica sobre o obscurantismo, com o desaparecimento das nuvens da escuridão para dar lugar ao predomínio da crença na luz do progresso humano simbolizado pela locomotiva e sua fumaça entrando na cidade iluminada pela luz elétrica.
( ) Desenvolvimento de novos inventos e inovações tecnológicas, como a locomotiva, a luz elétrica, o telégrafo, a pilha e o navio a vapor, que contribuíram para consolidar o poder da burguesia industrial e reforçar a dominação imperialista das potências industriais europeias sobre os mundos americano, africano e asiático.
( ) Expansão e interiorização das ferrovias na América, África e Ásia, para integrar os mercados produtores aos consumidores, transportar as matérias-primas e os alimentos a fim de atender às demandas dos mercados, de acordo com as necessidades e os interesses das potências imperialistas.
( ) Emergência de novos centros econômicos no interior da Amazônia voltados para a extração da borracha no território do Acre recém-incorporado ao Brasil, reforçando o dinamismo e a euforia criados pelo aumento da demanda extrativista da região Norte, efêmera concorrente para a economia cafeeira do Sudeste.

A sequência correta é

a) V - F - V - F.
b) F - F - F - V.
c) V - V - V - V.
d) F - F - V - F.
e) V - V - F - V.


4. (ENEM/2009)


Em busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando-se em novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. Observadores atentos da natureza, esses artistas passaram a

a) retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar nos objetos.
b) usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definiam as imagens e as cores do objeto representado.
c) retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas.
d) usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.
e) usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento.




Gabarito: 1D, 2D, 3C, 4D

2 comentários:

  1. olá Ilzete,
    muito bom este documentário, gostei muito!
    abraço.
    Renato.

    ResponderExcluir
  2. Convenhamos né professora vamos evitar papeis pois são menos árvores prejudicadas.. :)

    GO!

    O documentario e bastante interessante pois retrata uma grande parte da nossa historia, mostra o começo de tudo como surgiu os primeiros alto moveis e dentre outros.
    Junto com tudo isso nos mostrou grandes nomes da nossa historia com Freud,Gandih,Einstein... Nos mostrou grandes pessoas, pessoas com pensamentos,crenças e idealizações, pessoas que fizeram de tudo para expor sus pensamentos.Muitos talvez não tenham conseguido provar, mas os que conseguiram, realmente ficam marcados na historia.
    Vimos a realidade das industrias da época, como eram as formas de trabalho,os níveis de segurança trabalhistas, o índice de trabalho repetitivo dentre outras...
    Vimos o trágico episodio do holocausto, algo que fico marcado na memoria de todos do mundo, ate hoje ainda e lembrado pelas tristes cenas. vimos cenas de pre e pós-guerra,ambientes devastados destruídos, cujo nem sempre so um lado perdia, pois entre uma guerra, ambos perdem pessoas, ambos tem locais destruídos e isso pode-se considerar uma vitória de 100%?
    Para finalizar, acredito que o conhecimento em base que nós sobre a historia dependendo do ponto de vista ainda é pouco, muitas coisas bem mais adentro do que ainda não foram conhecidas por nós.. Mais e para isso que estamos aqui hoje, para aprender cada dia mais um pouco mais daquilo que veio antes de nós.

    FIM


    NOME: Lucas Aleixo
    TURMA: 3ºM02

    ResponderExcluir