segunda-feira, 4 de março de 2013

ARTE MEADOS DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX.




 O QUE FOI A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ?

A Revolução Industrial nasceu na Inglaterra no século XVIII, teve como principal fator a substituição do homem pela máquina, da fabricação em escala manual pela escala industrial, e do Feudalismo pelo Capitalismo.


ETAPAS DA REVOLUÇÃO

A princípio essa industrialização era restrita apenas na Inglaterra, que era vista como a “oficinado mundo”, posteriormente se espalhou para, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Rússia. A partir de 1900 começam a surgir aglomerações de indústrias, multinacionais e o consumo em massa, isso cresce mais ainda com a melhora dos meios de comunicação e com o crescimento da engenharia eletrônica e robótica.

REVOLUÇÃO SOCIAL

O impacto na sociedade foi grande devido a radical mudança na forma de trabalho, artesões que antes trabalhavam por conta própria estavam sendo obrigados a trabalhar de acordo com a demanda das fábricas, o que os levariam a exaustão e causando doenças graves e muitas vezes a morte. Trabalhavam como escravos por salários miseráveis sem garantias, as mulheres eram mais da metade da camada trabalhadora na indústria têxtil e as crianças começavam a trabalhar com seis anos de idade, absurdo nos dias de hoje.


Sobre a  Revolução

Hoje não há duvida o quão importante foi a revolução industrial ao decorrer da história a nível mundial, e o quanto ela cresceu ao decorrer do tempo, o que eram antes apenas aglomerados de fábricas em sua maioria têxtil, passou a enormes impérios de produção. Crescimento que muito se deve aos múltiplos meios de comunicação e ao crescimento paralelo do capitalismo. Graças ao desenvolvimento político e crítico da população o que era uma “escravidão assalariada” se tornou o principal capital econômico mundial.


O século XX e a arte

O século XX, sem dúvida, é um dos períodos mais agitados da história. Um século de grandes descobertas, tragédias e conquistas importantes: duas guerras mundiais, a invenção do avião, foguetes, a chegada do homem à lua, avanços da medicina, aparecimento de doenças até então desconhecidas, a revolução causada pela informática, enfim, tudo acontecendo e sendo divulgado pelos meios de comunicação, influenciando assim o artista moderno que a tudo vê com o seu olhar sensível e passa a se expressar influenciado por esse mundo conturbado que o rodeia.
O caminho iniciado pela arte do século XX apresentou múltiplas tendências, porém o artista não se preocupou em ajustar-se a elas. A partir do início deste século o artista buscou e ainda busca novas formas e diferentes meios e materiais para satisfazer a sua capacidade de criação. Ele não está preso ao registro realista, pois a fotografia livra-o dessa preocupação. Agora a maior importância é dada à criatividade e à livre expressão. Nesse contexto, variados estilos convivem em uma mesma época e por vezes até no mesmo lugar.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário