segunda-feira, 4 de março de 2013

O INÍCIO DA ARTE E O IMPRESSIONISMO .




O INÍCIO DA ARTE

Quando usamos a palavra "arte", podemos estar nos referindo a diversas atividades e fenômenos criativos: pintura, escultura, arquitetura, fotografia, música, teatro, cinema, decoração, dança, entre outras. A arte é expressa em diferentes formas que variam conforme a época e o artista.
Durante a história, a arte visual serviu diversos propósitos. Muito de que sabemos de culturas e civilizações antigas, aprendemos através de sua arte. Adquirimos conhecimento de civilizações antigas através de suas pinturas, esculturas e arquitetura.
Durante a Idade Média, a arte era voltada para ensinar a religião para a população analfabeta. Nesse período, catedrais maravilhosas foram construídas. Hoje em dia, usamos a arte para decorar nossas casas, frequentamos museus, teatros e cinemas e construímos belos arranha-céus. Enfim, apreciamos e fazemos uso da arte de formas bastante diferentes e com diversos propósitos.
Vamos começar nossas aulas de Arte com uma viagem pelo mundo das artes visuais. Vamos estudar a história da arte, grandes artistas, movimentos artísticos e várias manifestações da arte.
Não é necessário ser um grande conhecedor da arte para poder apreciá-la. Também não é necessário seguir um estilo artístico para se tornar um grande artista. Criar e inovar sempre foram pilares fundamentais da arte.














IMPRESSIONISMO


Na segunda metade do século 19 um grupo de artistas revolucionou a pintura na França. Eram eles Édouard Manet, Claude Monet, Auguste Renoir, Edgar Degas, Paul Cézanne, Camille Pissarro, Alfred Sisley, Coubert, Gustave Caillebotte, Berthe Morisot, Ernest-Lurent, Henri Martin, Le Sidaner, o alemão Fritz Von Uhde entre outros.
Por oposição aos artistas franceses mais famosos da época, na qual suas obras apresentavam na maioria as temáticas religiosas, históricas ou mitológicas, esse grupo enveredou pela pintura ao ar livre ao invés do estúdio fechado. Usavam cores brilhantes e preocupavam-se mais com as matizes proporcionadas diretamente pela luz do sol do que pela precisão do  desenho em si.

Em 15 de abril de 1874 teve lugar a primeira exposição coletiva no estúdio que pertencia ao fotógrafo Nadar. Mostraram o que de melhor  havia nesse movimento, após um período de muita criatividade. E nessa exposição um jornalista os apelidou de Impressionistas, uma forma de dizer que suas obras eram apenas capazes de representar a primeira impressão. Os pintores adotaram esse nome e foi com ele que passaram para a história das Artes.


Porém, sofreram críticas e atos de indignação da maioria dos visitantes e da crítica, considerando-os falsos pintores. A exposição encerrou-se um mês depois. Eram chamados de selvagens obstinados e que não queriam terminar seus quadros, por preguiça ou incapacidade.

A exposição foi vista por 3500 visitantes, mas poucas pinturas foram vendidas, e a baixo preço. Alguns artistas  não venderam nenhum quadro. Muitas obras ficaram por vender e assim tiveram de organizar outra exposição, no ano seguinte, no Hotel Drout, no qual os trabalhos de Monet foram avaliados entre 150 e 300 francos e outros de Renoir abaixo de 100 francos. Eram cifras muito baixas, comparadas com salário semanal de um pedreiro que rondava os 50 francos.

Farsantes! Impressionistas! Gritavam muitos. A palavra Impressionista era gritada pejorativamente. Dois anos depois fizeram outra exposição e pregaram na porta da rua Lê Peletier, 11, uma tabuleta dizendo: Exposição dos Pintores Impressionistas. Deste modo sarcástico, nascia a nova pintura cujas características técnicas e expressivas se estenderiam a outras Artes, inclusive à musica, com Claude Debussy.

Entre restrições e ironias, combatidos sobretudo pela Escola de Belas Artes e pelo Salão Oficial, aos poucos os Impressionistas foram sendo compreendidos, quando, em 1886 o grupo se dispersou, cada um tomando seu rumo. A nova pintura tornou-se conhecida nos demais países europeus e suas obras admiradas e adquiridas por colecionadores nacionais e estrangeiros.

Os Impressionistas inovaram na técnica e na expressão da pintura. A realidade era vista de um modo original, diferente da pintura retratada até então.

Claude Monet – francês (1840-1926) foi o chefe da escola impressionista. O impressionismo foi o natural desenvolvimento do Realismo. Nasceu, elaborou-se e definiu-se dentro do Realismo.

Os Impressionistas se diferenciavam de outras Escolas.  Diziam eles...

1 – Que a cor não era uma qualidade permanente na natureza; as tonalidades estão mudando constantemente, ao contrário, estão mudando incessantemente, com sutilezas impermeáveis ao olhar embotado ou desatento.
2 – A linha não existe na natureza. A linha é uma abstração criada pelo espírito do homem, para representar as imagens visuais.
3 – As sombras não são pretas nem escuras. São luminosas e coloridas. São cores e luzes de outras tonalidades.
4 – A aplicação dos reflexos luminosos ou do contraste das cores se influenciam reciprocamente. Essas influências obedecem ao que se chama a lei das complementares, percebida pela sensibilidade de muitos pintores e depois formulada em bases científicas.
5 – A dissociação das tonalidades ou a mistura ótica das cores.

Na ânsia de obter a limpidez e transparência das cores naturais, os impressionistas resolveram produzi-las na pintura como as produz a natureza. Quando queriam representar o verde, por exemplo, em lugar de darem uma pincelada de verde, já preparado na paleta com a mistura do amarelo e azul, ou do próprio tubo, davam duas pinceladas bem juntinhas, uma azul e outra amarela, a fim de que a mistura das duas cores, produzindo o verde, se fizesse no nosso cristalino, no mesmo processo da natureza. Essas pinceladas, miudinhas, eram usadas por quase todos os impressionistas e denominavam de mistura ótica.

A história dos Impressionistas teve lugar, principalmente em Paris. Representavam a vida das grandes metrópoles, pintavam a atmosfera das Vilas, da floresta de Fontainebleau, das pontes sobre o Sena, o Moulin de la Galette, o Louvre, os cafés, o Molin Rouge e o Palais de L' Industrie, das costas da Bretanha, da Normandia e da Provença. Os arredores de Paris constituíam um inesgotável repertório de temas. 
Contudo não ficaram confinados à França: a sua arte invadiu os mercados internacionais, sobretudo os de Londres e de Nova Iorque. 






                            A Primeira Impressão: Sol Nascente - Monet
Esta obra pode não ser a primeira pintura de Monet, mas certamente é a que simboliza o nascimento do grupo dos Impressionistas.  





O Camarote - Renoir / Exposição de 1874. 
Uma das primeiras obras impressionistas dedicadas à temática do teatro.









Degas - As Engomadeiras 1884
Apesar de ser um aristocrata, Degas interessava-se constantemente pelo
 trabalho duro feminino. Esse é um dos muitos quadros que pintou sobre o tema.






Cézanne  - A casa do enforcado 1873
Na 1ª Exposição dos Impressionistas (1874)





                                   Monet / Boulevard des Capucines - Paris, 1873.
              Foi considerado um dos trabalhos mais escandalosos devido ao modo
 sumário como está pintada a multidão que passeia pela cidade.
             Na 1ª Exposição em 1874.





                                                  Alfred Sisley - Cena de Desastre
                                           Em 1876 o Sena inundou as margens de Marly-le-Roi. 
                                           Sisley expressa a desolação depois do desastre.


Outras pinturas famosas:




Renoir




                                                     - Menina com as Espigas

                                                                       



                                                             Os remadores

  

     Claude Monet!
         



















ATIVIDADES DE ARTE  - Impressionismo

Questão 01 - Como os artistas realistas, que com a ciência haviam aprendido a utilizar determinados conhecimentos, os impressionistas se viram na necessidade de interpretar com maior vivacidade a natureza através de suas criações artísticas.

Segundo o Impressionismo e suas tendências, analise os itens a seguir e marque uma ÚNICA alternativa:
I. ( ) A cor e tonalidade que se busca é a adquirida pelo objeto em reflexo a luz.
II.( ) O contraste de claro-escuro é obtido com clareza para o realce das cores innatura.
III.( ) As cores binárias e ternárias são obtidas diretamente na paleta com a associação de cores.
IV.( ) Os contornos das imagens são sem definição.
V.( ) O trabalho de criação destes artistas baseia-se na criação de sombra e luz dos artistas barrocos

a) Apenas o item IV está correto.
b) Apenas os itens II, III e V são corretos.
c) Apenas os itens II, III e V estão incorretos.
d) Apenas os itens I e IV estão incorretos.

Questão 02 – Quanto aos artistas que ganham certo destaque dentro do impressionismo podemos fazer algumas afirmações. Portanto analise os itens abaixo e marque uma ÚNICA alternativa correta:

1. ( )É a obra de Édouard Manet - Mulheres no Jardim - que marca o início desta fase.
2 ( ) Um grande exemplo do trabalho de pesquisa realizado por estes artistas está na série da Catedral de Rouen pintada por Claude Monet.
3. ( ) Edgar Degas se destaca em ter suas obras realizadas em ambiente fechado e a luz artificial, pois sua preocupação era de flagrar pessoas em um instante de vida.
4. ( ) Um grande momento do impressionismo é a realização das obras de Vincent Van Gogh um dos precursores deste movimento.
5. ( ) Dos artistas do impressionismo Pierre Auguste Renoir é o que acaba tendo menos reconhecimento e popularidade em vida.

a) Somente os itens II e III são corretos
b) Somente os itens II, III e V são corretos.
c) Somente o item I esta correto
d) Somente os itens IV e I estão incorretos

TEXTO
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.

Questão 03 - Segundo a Arte no Impressionismo, julgue os itens a seguir em (C) CERTOS ou (E) ERRADOS:

1. ( ) Eles procuraram, a partir da observação direta da luz solar sobre os objetos, registrar em suas telas as constantes alterações que essa luz provoca nas cores da natureza.
2. ( ) Na pintura, as figuras tinham traços firmes de forma que o contorno aparecia nitidamente.
3. ( ) As sombras eram luminosas.
4. ( ) No impressionismo, os quadros deviam ser sem cor e com bastantes linhas transversais.

Questão 04 – Antes do final do século já havia impressionistas tentando novas técnicas e novos rumos: foram os chamados pós-impressionistas. Entre eles Paul Cézanne, Georges Seurat, Henri Toulouse, Paul Gauguin. Quanto as características dadas a este período por estes artistas analise os itens abaixo e em seguida marque a ÚNICA alternativa INCORRETA.

a) ( ) Cézanne estudava as formas geométricas e as proporções de cada objeto a ser retratado.
b) ( ) Seurat agrupava as pinceladas em forma de pontos.
c) ( ) É neste período que surge a técnica denominada Surrealismo.
d) ( ) Toulouse buscava inspiração na figura humana que povoava os cabarés e bares de Paris.

Questão 05 - De acordo com o texto acima e com seus conhecimentos a respeito do Impressionismo julgue os itens abaixo com (C) para certo e (E) para errado.

1. ( ) As pesquisas com as alterações da luz solar refletida nos objetos marcaram o movimento Impressionista.
2. ( ) Os artistas impressionistas não pintavam à noite.
3. ( ) No impressionismo as figuras não devem ter contornos nítidos.
4. ( ) A primeira exposição impressionista foi um grande sucesso gerando vários elogios da critica e da imprensa.

Questão 06 - Ainda sobre o impressionismo julgue os itens abaixo:
1. ( ) As cores nas obras impressionistas são sempre obtidas através de misturas.
2. ( ) “O universo como tema.” Essa era uma das pesquisas do impressionismo.
3. ( ) As pinturas impressionistas eram quase sempre feitas ao ar livre.
4. ( ) Sombras luminosas e coloridas são uma das características das obras impressionistas.

QUESTÃO 07 - A respeito do Impressionismo, julgue os itens, marcando ( C ) para as alternativas CORRETAS e ( E ) para as ERRADAS:

01 ( ) No impressionismo a natureza tinha que ser capturada através das constantes alterações da luz sobre a cor.
02 ( ) As figuras tinham um contorno bem nítido.
03 ( ) No impressionismo a arte bela era a que imitasse o modelo greco-romano.
04 ( ) Os impressionistas foram desde sempre bem aceitos pela sociedade.

QUESTÃO 08 – O Impressionismo foi um dos movimentos que mais causou mudanças no decorrer do século XIX. Quanto as características impressionistas analise as alternativas e marque a única que NÃO está correta:

a) ( ) Os artistas impressionistas procuravam captar a natureza através das constantes alterações de luz e cor.
b) ( ) As figuras possuem contorno nítido.
c) ( ) Os impressionistas utilizavam as mais diversas técnicas de pintura, pintando com espátulas, pincéis e até mesmo sem tinta.
d) ( ) É nítida a utilização da linha na pintura impressionista.

QUESTÃO 09 – Marque a alternativa correta:

a) ( ) A arte impressionista é abstrata.
b) ( ) As cores são puras no Impressionismo.
c) ( ) No Impressionismo predominam os ateliês de pintura.
d) ( ) A arte impressionista é extremamente realista.

QUESTÃO 10 – Marque a alternativa correta:
a) ( ) O impressionismo ocorreu no século XIX.
b) ( ) Na arte impressionista predomina o uso de espátulas.
c) ( ) Imagens do inconsciente aparecem no Impressionismo.
d) ( ) Os artistas impressionistas eram bem valorizados.



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